Jornada PcD e Neurodiversidades

A Jornada sobre Neurodiversidaciência (PcD) possibilitou um conhecimento aprofundado sobre as discussões que envolvem as neurodiversidades e as pessoas com deficiência, através do desenvolvimento do pensamento crítico e de reflexões sobre representatividade, acessibilidade e capacitismo.
O movimento das neurodiversidades e o movimento das pessoas com deficiência (PcD) foram desenvolvidos como uma crítica aos modelos médicos tradicionais, que reduzem esses indivíduos ao seus respectivos diagnósticos através de uma visão centralizada em questões biológicas. As reflexões levantadas por esses movimentos sociais também proporcionaram a construção de um conjunto de leis que asseguram os direitos dessas pessoas. No entanto, essas discussões não se expandem a todos os âmbitos sociais, o que dificulta o combate aos preconceitos e a reivindicação de acessibilidade e inclusão. Diante disso, o PET Psicologia propõe a Jornada Acadêmica sobre Neurodiversidaciência para dar continuidade aos debates apontados e promover um maior aprofundamento teórico na temática, através de uma perspectiva interdisciplinar.
Cada dia de evento contou com a presença de três palestrantes, bem como de duas intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) – Lauanda Beatriz Matos Costa e Rosana de Camargo Ribeiro. Os temas e palestrantes de cada dia foram:

  • 1º dia. Pessoas com deficiência (PcD) e Neurodiversidades: contextualização histórica e políticas públicas:
    Luana de Melo Ribas. Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília – PDE/IP/UnB (2021). Psicóloga clínica pelo Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB (2011), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo PDE/IP/UnB (2013) e Avaliação Psicológica pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPoG (2016), com formação em Neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC/FMUSP (2018). Membra do Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura (DGP/CNPq/UnB), INFANTIA (DGP/CNPq/UnB) e do Círculo Vigotskiano – Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural;
    Laureane Marília de Lima Costa. Psicóloga bolsista da Coordenação de Ações Pedagógicas Especiais da Universidade Federal de Jataí (CAPE/UFJ), mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Jataí (PPGE/UFJ), pesquisando a interlocução dos campos da Educação Sexual Emancipatória e dos Estudos Feministas da Deficiência. Integra os grupos de estudos do Laboratório de Educação Inclusiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (LEdI/UDESC) e do Núcleo de Estudos sobre Deficiência da Universidade Federal de Santa Catarina (NED/UFSC);
    Rita Louzeiro. Pedagoga, audiodescritora e ativista pela Neurodiversidade e pela Inclusão das pessoas autistas no Brasil. Atualmente preside a Abraça – Associação Brasileira por Ação por Direitos das Pessoas Autistas, sendo membro da Rede-In – Rede Brasileira de Inclusão. Realiza palestras e outros eventos sobre inclusão e diversidade;
  • 2º dia. Neurodiversidades: vivências e fazer profissional:
    Mariana Dantas Travain Ferreira. Graduanda em psicologia desde 2016, ano em que foi colaboradora do PET-Psicologia. Atualmente é pesquisadora bolsista de iniciação científica na área de psicologia social e estagia no CAEP com a abordagem sistêmica. Foi diagnosticada com autismo no início de 2022;
    Jaguatirika – Juliana Pereira Gomes. Graduanda de história na Universidade Federal Fluminense e artista visual autodidata com experiência em desenho tradicional, pintura, colagem e ilustração digital, trabalhando sobretudo com ilustração de livros. O foco de seu trabalho é na arte educação e na luta anticolonial;
    Yvanna Aires Gadelha Sarmet. Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília – UnB, com ênfase em análise do comportamento aplicada e especialização em Transtorno do Espectro Autista pelo Child Behaviour Institute of Miami. Atua como psicóloga clínica no Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (CAEP/UnB) e em consultório particular. Tem experiência em atendimento psicoterápico com ênfase em saúde mental da criança e da família, e atua com jovens, adultos e idosos orientada pela abordagem analítico-comportamental.
  • 3º dia. Pessoas com Deficiência (PcD): vivências e fazer profissional:
    Ana Carolina Friggi Ivanovich. Graduada em Psicologia pela FURB (2017); Mestre em Psicologia pela UFSC (2020); Psicóloga da rede estadual de Educação de SC junto do Núcleo de educação, prevenção, atenção e atendimento às violências na Escola (NEPRE); Professora Substituta do curso de Psicologia da FURB; Tesoureira do Núcleo Florianópolis da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) gestão 2022/2023;
    Luisa Bandeira Coelho. É psicóloga formada pela Universidade de Brasília, psicodramatista (Federação Brasileira de psicodrama) e Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Atualmente, é doutoranda em Serviço Social na Södertörn University, Estocolmo;
    Ana Cláudia Silva. É 7 vezes campeã brasileira, 3 vezes campeã das Américas, participou de 2 Paralimpíadas (Rio 2016 e Tóquio 2021), é a número 1 no ranking brasileiro e 2 no ranking mundial na classe T42.

Publicado por PET Psicologia UnB

Somos estudantes que participam do Programa de Educação Tutorial (PET) vinculado ao Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, trabalhamos com base na autonomia e protagonismo estudantil, horizontalidade, trabalho em equipe, gerenciamento de projetos e compromisso com a educação e com a sociedade.

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